Pontos de Leitura Mais Cultura - A Arte Incentiva a Leitura
Os Pontos de Leitura são iniciativas de incentivo á leitura em diversos locais, como bibliotecas comunitárias, Pontos de Cultura, hospitais, sindicatos, presídios, associações comunitárias, entre outros.
Foi inaugurada segunda feira, 21/09/09, na cidade de Floriano a Biblioteca “A Arte incentiva a Leitura” projeto que foi aprovado pelo I Concurso de Pontos de Leitura do Ministério da Cultura, o qual selecionou no ano de 2008, 516 iniciativas que trabalhassem com incentivo a leitura de forma inovadora. O projeto “A Arte incentiva a leitura” desenvolvido pela Associação Brincantes do Folclore Nordestino, busca incentivar a leitura através das artes cênicas, levando de forma itinerante uma biblioteca com acervo de 840 títulos de livros, DVD’s infantis, espetáculo teatral, técnicas circense – tecido aéreo, palhaços e contadores de histórias, de forma gratuita nas escolas públicas de Floriano. A sede fica situada na Rua Padre Reis, 624, bairro – Sambaíba Velha em Floriano.
O projeto tem como objetivo incentivar a leitura, trazendo a biblioteca para dentro das escolas, e através da arte incentivar crianças, jovens e adolescentes criarem o hábito a leitura. A Associação teve o apoio direto do Ministério da Cultura que repassou em material um kit no valor de R$ 20.000 (vinte mil reais) compostos de livros, computador, espaço infantil e dvd’s.
“A importância de um projeto como esse, é de estimular aos alunos das escolas públicas retomarem ao hábito da leitura, pois a informática, como tudo tem seu lado negativo, deseducou as pessoas a esse hábito, dificultando o processo de ensino aprendizagem nas escolas através dos livros didáticos.” Ressaltou umas das coordenadoras do projeto, Annysia Carvalho.
Hoje a Associação Brincantes do Folclore Nordestino leva a leitura para as localidades de forma dinâmica para que as crianças se encante com o mundo literário de forma agradável e sustentável.A Associação tem o objetivo de levar e desenvolver a leitura nas periferias e escolas públicas através de montagens, apresentações, leituras encenadas. saraus de poesias, etc. A iniciativa surgiu frente á dificuldade de acesso as práticas literárias, textos informativos e outras representações da cultura regional.